Quem Somos
A BREITENER foi criada em 13 de dezembro de 2001, em Maracanaú – CE, com vistas à produção e comercialização de energia elétrica em atendimento ao contrato de suprimento de energia elétrica firmado com a Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial – CBEE, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2004, para suprimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, na modalidade de potência contratada e energia fornecida.
Em dezembro de 2004, a Breitener Energética participou de licitação promovida pela Manaus Energia S.A., atualmente denominada Eletrobras Amazonas Energia S.A. – AmE, tendo duas propostas vencedoras, cada qual para uma usina de 60 MW de potência. Como consequência, foram firmados junto à AmE os Contratos de Suprimento de Energia, na modalidade de potência contratada e energia fornecida em 04/05/2005, ambos com 20 (vinte) anos de duração.
Em 2005, a sede e os ativos da Breitener Energética foram transferidos de Maracanaú – CE para Manaus – AM e constituídas duas subsidiárias: a Breitener Tambaqui S.A. (UTE Tambaqui) e a Breitener Jaraqui S.A. (UTE Jaraqui). As UTEs, construídas em Manaus – AM, entraram em operação em 12/01/2006 e 06/04/2006, respectivamente.
Em 21/07/2008, foi a compra das participações detidas pela BR nos empreendimentos de geração de energia, o Conselho de Administração da Petrobras autorizou, conforme Ata CA 1.305, item 2, Pauta nº 29, a Petrobras a adquirir a participação acionária detida pela Petrobras Distribuidora S.A. – BR na Breitener Energética, mediante a celebração de contrato de compra e venda de ações firmado em 31/07/2008.
Naquela oportunidade, a participação acionária da Breitener Energética era a seguinte, com respectivos percentuais de participação na sociedade: Skanska Infrastructure Development (Brasil) Participações Ltda. – Skanska (35%); Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras (30%); Thermes Participações S.A. – Thermes (24%); Enerconsult S.A. – Enerconsult (5,5%) e Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. – Orteng (5,5%).
Em 09/12/2009, a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, conforme Ata DE 4.788, item 11, Pauta nº 1196, de 12/11/2009, às proposições para a aquisição da participação acionária (35%) da Skanska na Breitener Energética, tendo em vista que a Skanska manifestou sua intenção de sair da sociedade, vendendo sua participação à Petrobras.
Em novembro de 2010, foi concluída a instalação de 23 motores (JGS 620) da GE Jenbacher GmbH & Co OG (GE/Jenbacher), em cada uma das UTEs (Tambaqui e Jaraqui), os quais operam especificamente com gás natural. Sendo assim, as UTEs atenderam à cláusula contratual dos contratos firmados com a AmE, a qual estabelece que 360 dias após a disponibilidade do gás natural em Manaus, via Gasoduto Urucu-Coari-Manaus, as usinas deveriam estar aptas a operar de modo bicombustível.
Em 13/07/2012, em AGE da Breitener Energética, foi aprovado o aumento de capital no valor de R$ 432.457.500,00, cuja efetivação ocorreu em 26/09/2012, 15 (quinze) dias após a aprovação do CADE em 10/09/2012, sem apresentação de recursos de terceiros. Diante de tal aumento, a partir de 26/09/2012, a Petrobras passou a deter 93,66%, mantendo a composição societária atual.
Em 13 de maio de 2019 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (Teaser), referente à venda integral de sua participação de 93,7% na empresa Breitener Energética S.A.
Em 27 de agosto de 2021 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 16/08/2019, informa que assinou contrato para a venda da totalidade de sua participação acionária de 93,7% na empresa Breitener Energética S.A (Breitener), localizada no Estado do Amazonas, para a Breitener Holding Participações S.A., subsidiária integral da Ceiba Energy LP.
A Breitener Energética S.A passa a ser agora uma empresa do Grupo Ceiba Energy.
MISSÃO
A Breitener tem a missão de gerar e comercializar energia elétrica para atendimento à demanda energética do país, por meio de uma operação eficiente, segura e sustentável, visando gerar valor para seus acionistas, colaboradores e sociedade.
VISÃO
Tem como visão ser uma empresa de Geração de Energia do Estado do Amazonas que atinge com excelência seus resultados, de forma sustentável.
VALORES
- Ética – Atuamos com profissionalismo e respeito, prezando por princípios morais e comportamentais, conforme nosso Código de Ética e Guia de Conduta.
- Pessoas – Valorizamos o ser humano mantendo o ambiente de trabalho propício ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.
- Inovação – Desenvolvemos novas ideias, estimulando a criatividade e o engajamento.
- Rentabilidade – Atuamos com foco em resultado, buscando a maximização de valor para os acionistas.
- Qualidade – Buscamos a regularidade e a otimização dos processos, trabalhando em equipe, a fim de superar as expectativas do cliente.
- SMS – Estamos comprometidos com a vida, com o meio-ambiente e com a segurança de todos.
- Sustentabilidade – Buscamos uma operação economicamente viável, socialmente justa e que não comprometa os recursos naturais das gerações futuras.
O grupo Breitener enxerga com otimismo o futuro dos negócios de energia e, alinhado às Estratégias de sua Controladora, tem como base três pilares:
- Otimização da capacidade de geração: atender aos contratos com a AmE e maximizar o valor de retorno aos acionistas;
- Excelência em gestão e operação: perseguir o melhor em tudo que é realizado, em todos os processos de gestão e operação, de forma sustentável;
- Foco em SMS: manter e fortalecer a cultura de SMS em todas as áreas, adequando a infraestrutura física e operacional.